sábado, 8 de janeiro de 2011

Coisas Comuns e Imundas tem importancia para Jesus


TEXTO EM TESE:   Atos 10.1-48

Existem atitudes em nossas vidas que Deus precisa moldar, atitudes, pensamentos, comportamentos etc...  Entretanto existem outras que dependem de nós.
Tenho observado que dentro das igrejas  as atitudes não tem sido mudada, não estou falando das que dependem de Deus para mudar, mais sim, as que  dependem de nós. Vamos aos cultos ao menos 3 vezes na semana, sem contar consagração, oração, jejum  etc....
professamos o nome de Jesus todos os dias de nossas vidas, mais será que esta tudo bem?
Deixe me fazer entender, há muitos costumes, doutrinas humanas, e ensinamentos arcaicos baseados no Antigo Pacto, entretanto Deus foi muito enfático ao dizer: 

“...Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.”(Mt 17.5)

Somente a Jesus devemos ouvir, nos dias de hoje:
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.”(Hb 1.1,2)

Devemos lembrar também que a Bíblia nos ensina que:

“A lei e os profetas vigoraram até João(batista); desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.”(Lc16.16).

Creio que você não teve dificuldade em entender que Jesus é o caminho a verdade e a vida. Pois bem, O fato é que muitos Ministros da Palavra de Deus, não conseguem alcançar este entendimento. Conseqüentemente as ovelhas sofrem e ficam sem comer pastos verdejantes.
  
Em Suma: nosso comportamento Ético, Moral e Religioso se baseia somente nos ensinamentos de Jesus e os Fatos Bíblicos do A.T servem de exemplos para nossa vida.
Enquanto isso não acontece,  o legalismo e a vontade humana, vai tentando sufocar a graça.

 Lei(Conjunto de regras do A.T)  Graça(Favor imerecido N.T)
Você sabia que Pedro também não entendeu??

 Andar três anos vendo Jesus fazer maravilhas, não foi o suficiente para Pedro entende-lo.
Logo após o Batismo de pentecoste(Atos 2).  Pedro estava no auge, o Espirito de Cristo, estava fazendo maravilhas através dos Apóstolos, todavia Pedro se destacou no Ministério,  em um discurso de Pedro,  quase três mil almas se  converteram ao cristianismo(At 2.41), curou um coxo na porta do templo(At 3.6), ressuscitou Tabita(At 9.36).
Para Pedro tudo estava indo maravilhosamente bem, talvez com você também vá tudo bem, mais deixa eu te dizer uma coisa:  só Jesus é capaz de sondar os nossos corações, e saber se esta tudo bem,  Jesus sondou o coração de Pedro, e percebeu que faltava algo, então Jesus decidiu prová-lo e teve uma decepção.

Quando Jesus te colocar na provar, não o decepcione, não deixe que os costumes e doutrinas humanas falem mais do que o ensinamento de Deus.

Na hora nona(três da tarde) Jesus da uma visão a Cornélio, e fala para que ele envie homens até Jope onde Pedro se encontrava. (Atos 10.1-8)

No dia seguinte Pedro estava a orar no terraço na hora sexta(21h), foi quando Jesus provou Pedro, na necessidade dele naquele momento, a fome, e  ele não passou no teste.

“e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,
no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.
E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.”(At 10.11-14)

Deixa eu te dizer algo muito importante meu caro irmão,  Pedro ainda estava “preso” no costumes e nas leis judaicas.

A Bíblia diz:  “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”(Mt 5.21)
           
            Esse problema de Pedro perdura até os dias de hoje em nossas Igrejas através de alguns Evangélicos com costumes legalista em pleno Século xxl.
 Pedro mesmo tendo varias experiências com Jesus, ainda estava preso aos preceitos Judaicos e a Lei de Moisés.
            No livro de Levitico Capitulo 11, Deus instituiu alguns animais que os israelitas podiam comer e outros que não podiam.  E Jesus usou Justamente isso, para ensinar a Pedro o  que é a Graça.
                                           
Lembra do Centurião Cornélio?? Seus homens foram até Pedro, e chegaram justamente na hora em que Pedro estava no terraço, pensando na visão que tivera, porém o Espírito Santo lhe disse: “eis que três varões te buscam. Levante pois, e desce com eles, não duvidando porque os enviei”(At 10.19-20)
E Pedro chegando a casa de Cornélio, Pedro entende o recado de Jesus e disse a Cornélio: “e disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo”(At 10.28)


Ufa!!  Até que enfim Pedro entendeu que não se faz acepção de pessoas!!

Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.(Rm14.14)


Historicamente falando,  os gentios eram chamado de imundos pelos Judeus Justamente por comer animais que eles não comiam, da mesma forma  nós brasileiros não podemos condenar os cristãos portugueses e Sulistas  por beber vinho é a cultura  deles. Por isso Jesus teve que mostrar a Pedro que era necessário viver pela graça.
                                           
Bem faltava ainda Jesus finalizar o ensinamento, para que Pedro entendesse definitivamente, o que ele queria.

Enquanto Pedro explicava a Cornélio sobre o ensinamento de Jesus
(At 10.29-46), não somente Cornélio mais todos que estavam ali foram batizados no Espírito Santo. “Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo, porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus”.
(At 10.44-46)

           
Meus amados irmãos escute a voz do Senhor Jesus:
        
“não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras.
 Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos.”(Hb3.8-10)

            Enfim, busque, estude, debata com boa intenção a palavra de Deus, isso é bom para o Crescimento do crente.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Pv 3.5)

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.(Os 4.6)


Graça e Paz a Todos!!

Um comentário:

  1. Glórias a Deus que tem despertado o seu povo do sono espiritual, e dado o entendimento da graça de Cristo!

    ResponderExcluir